domingo, 8 de maio de 2011

Bolo de Limão com cobertura de laranja - micro-ondas 15 minutos

Apetecia-me fazer um bolo mas não queria seguir nenhuma receita.
Tinha alguns limões do meu limoeiro e umas laranjas muito sumarentas. Havia ainda um resto de leite condensado no meu frigorífico (já deixou há muito o título de visitante para passar a ser residente, aliás é uma constante haver uma lata de leite condensado aberta cá por casa...).
Inspirada estava e com uma vontade enorme de comer uma fatia de bolo ainda a fumegar e antes disso poder "lamber" a colher de pau com a massa ainda crua - adoro!
Lembro-me dos tempos que fazia bolos com a minha Tia Nim e ela deixáva-nos (a mim e à minha irmã) tratar da pré-lavagem da loiça... lol!
É certo que agora tenho 3 ajudantes nesta matéria, mas hoje (só hoje) não os chamei, deixei-os a jogar e tive o meu momento de gula. Má Mãe!
E o pior é que me soube tão bem... aqui para nós acho que vou repetir.
O bolo teve aprovação unânime por estas bandas.
Usei como medida 250 ml
6 ovos
2 medidas de açúcar amarelo
2 limões grandes ou 3 pequenos e raspa da casca de 1
100 gr de manteiga
2 medidas de farinha
1 colher e meia de chá de fermento
Para a cobertura
2 laranjas
3 colheres de sopa de açúcar
leite condensado q.b.
Comece por colocar na misturadora o açúcar e os ovos e ligue-a por uns minutos. Acrescente a manteiga e bata por mais uns instantes. Adicione o sumo e a raspa do limão a farinha já misturada com o fermento e bata bem até ficar tudo muito bem misturado cerca de 3 minutos.
Verta para uma forma de silicone e coloque no micro-ondas cerca de 15 minutos. (não deixe cozer demasiado convêm ficar húmido e no centro quase liquído)
A cobertura é opcional mas confere-lhe um aspecto simpático e acentua ainda mais o sabor dos citrinos.
Numa panela coloque o sumo de duas laranjas muito sumarentas de preferência, acrescente 3 colheres de açúcar e deixe levantar fervura e criar uma calda.
Por fim acrescente o leite condensado até obter um creme semi-espesso.
Verta sobre o bolo e se quiser decore-o raspas de laranja ou limão ou confeites da sua preferência.
Saboreie com uma chávena de chá ao som de um jazz e tire estes minutos para si, às vezes sabe tão bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário