segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Charlote Russa (Avô Helena)






Charlote Russa (Avô Helena)

12 ovos
250 gr de açúcar
400 gr de palitos de la reine
1 pau de baunilha
12 folhas de gelatina incolor
1 litro de leite

Batem-se as gemas com o açúcar e a baunilha (bem batidas).
Quando fizer bolhas junta-se-lhe o leite pouco a pouco mexendo sempre. Leva-se ao lume e mexe-se sempre até ferver. Durante a estada no lume põe-se a gelatina aos bocados. Quando ferver deixa-se só mais 1 minuto mexendo sempre e retira-se em seguida.
Deixa-se ficar morno, quase frio.
Batem-se as claras em castelo e põem-se dentro do creme dando uma volta levemente e tira-se o pau da baunilha.
Numa forma lisa, (grande) sem buraco  forra-se com palitos de "La Reine" (com a parte de fora de encontro à forma). Põem-se palitos no fundo e deita-se o creme dentro.
Forra-se com palitos por cima a tapar o creme.
Vai para o frigorífico
Desenforma-se quando estiver fria.

Como a minha mãe fez anos este mês e estava cheia de saudades deste doce, que a minha avô Helena fazia em todos os seus aniversários - resolvi aventurar-me e fazê-lo pela primeira vez (depois de uma intensa busca entre livros de culinária antigos e perguntas à família). A surpresa foi simpática, mas a qualidade dos palitos de la Reine que se encontram hoje em dia no mercado, não proporcionou "matar"/colmatar aquela saudade de outros tempos, assim como a mão "mágica" que a minha avô tinha para confeccionar maravilhosas iguarias intensas de sabores e ainda lembranças de cheiros de outras épocas que tanta saudade tenho assim como maravilhosas recordações.

2 comentários:

  1. Adorei a surpresa feita pela minha filha Ana!
    A Charlote Russa tão saudosa com que minha mãe me brindava todos os anos...
    Foi um gesto muito bonito que nunca esquecerei...
    Senti-me pequenina, como se filha fosse novamente!
    E a mãe lá no céu rejubilou!

    ResponderEliminar
  2. É engraçado ver as diferenças entreva sua receita e a da minha Avó.

    http://asreceitasdaavohelena.blogspot.pt/2013/05/charlotte-russa.html

    ResponderEliminar