domingo, 10 de outubro de 2010

Bolo 4 quartos - Tia Nim


















Com tanta chuva, apetece aquelas comidas quentes, como sopa de grão ou feijão com couves, pratos suculentos e chás com bolinhos.

Nesta senda e com uma receita antiga e simples fiz um bolo de laranja e maçã com canela. A minha Tia Nim chamava o bolo 4 quatos e fazia-o com frequência, mudando o seu paladar consoante os ingredientes que tinha ao dispôr.

Usei um forma rectangular.

-4 ovos (+/- 250 gr)
- o peso dos ovos de açúcar amarelo
- metado do peso dos ovos em farinha
- 3 laranjas - apenas o sumo
- 3 maçãs
- canela q.b.

Untei a forma com manteiga.

Bati as gemas com o açúcar e adicionei o sumo de laranja, as maçãs cortadas em pedaços pequenos, a farinha, um pouco de fermento e canela q.b..

Bati as claras em castelo e envolvi no restante preparado.

Foi ao forno aquecido cerca de 20 m.

1 comentário:

  1. Lembro-me bem de ver a tia Nim a fazê-lo...
    É bom fazer receitas familiares e há uma que ainda ninguém refez que é a Charlotte Russa da minha mãe e tua avó Helena....Uma verdadeira delícia que ela fazia todos os anos no dia do meu aniversário como sobremesa.E o prato era "coelho com molho de vilão"que também só ela sabia fazer assim e que eu adorava!
    O coelho à caçadora ou estufado ficava de um dia para o outro e só depois se fazia o molho ve vilão...Um manjar que eu sempre adorei!
    E o teu avó José Blanc de Portugal também, principalmente a "charlotte russa"!
    Beijinhos
    Mãe

    ResponderEliminar