quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Iogurtes caseiros e sopa de cenoura e agriões




Com este Verão quente e esta crise instalada e algumas notícias delicadas, a inspiração tem sido pouca.
Mas as refeições essas continuam.
Nem podia ser de outra forma. Com 3 filhos, há que ser inventiva. E com a família e amigos que vão chegando de volta e meia.
Muitas refeições tem tido por base a courgete, pois a quinta dos Tios estava cheia deste legume que tanto aprecio.
Pimentos recheados também fazem as delícias destes 3. Muitos grelhados e saladas.
Trouxe agrião dos Tios T. e V., vou fazer uma sopa de cenoura e agrião. (ponho a receita mais à frente)
Li um dos meus blogs preferidos e como por transmissão de pensamentos, vou fazer exactamente o mesmo - iogurtes. (a receita é exactamente igual à do blog: http://paracozinhar.blogspot.com/)
Hoje apetece-me um bolo de noz (comi em casa dos Tios, feito com a receita da minha Querida Tia Nim e fiquei com saudades), mas o To. é alérgico e detesto fazer algo que não dê para todos. (Mas como é uma receita de família irei colocá-la brevemente - o livro da minha Tia Nim está com a Tia V.) - E tenho nozes da quinta dos Tios e de uns amigos queridos franceses que gentilmente me enviaram juntamente com um foie gras caseiro e uma colecção magnífica de CDs de jazz. (que ouço enquanto cozinho e me acompanham pela casa)
Assim sendo um bolo de laranja, limão ou cenoura será a opção mais correcta.

Iogurtes
1 l de leite (eu uso meio gordo)
1 iogurte pode ser de sabor (eu preferido simples - adiciono depois mel ou doce caseiro)
2 colheres de sopa de leite em pó (eu gosto deles mais espessos)
Numa tigela junto os ingredientes, desta vez foi a Ri que mexeu.
Depois nos copos de iogurte coloco esta mistura. Em alguns, coloco primeiro doce, desta vez foi doce de amora caseiro feito pelo Tio T. e de seguida acrescento a mistura.
Coloco na iogurteira (a minha tem uns 14 anos, comprei-a para fazer os iogurtes do meu filho mais velho, o To.) e por lá fica cerca de 12 horas, a fermentar. No fim tapo os copos com as respectivas tampas, deixo esfriar e coloco no frigorífico.
É mais um aparelho que aconselho, não é muito dispendioso, paga-se por si e podemos fazer imensas variantes deste alimento indispensável na nossa alimentação.

Encontrei este site que achei bem interessante, pois assim fará os seus iogurtes sem iogurteira - vejam: http://poupaeganha.com/fazer-iogurte-sem-iogurteira/


Sopa de cenoura e agrião
4 batatas médias
1 courgete (ou pode ser só a courgete ou as batatas)
6 cenouras
um pouco de abóbora
1 cebola
1 alho francês
2 dentes de alho
1 molho de agrião

Começo por colocar um pouco de azeite numa panela de pressão, coloco a cebola, o alho e o alho francês deixo refogar um pouco, só alourar.
Acrescento todos os outros legumes, acrescento água, fecho a panela de pressão. Quando ferver, bastam 20 minutos e está feita.
À parte retiro todas as folhas do agrião e dou-lhes um escaldão - reservo. (os agriões eram da quinta dos Tios)
Quando os legumes estiverem cozidos, abro a panela e com a varinha mágica transformo tudo em puré. Acrescento os agriões e está feita.
O Ti adora sopa.

Sem comentários:

Enviar um comentário