quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Feijão verde com cenouras e chouriço e economia no café




Legumes e mais legumes...

Hoje o almoço um guisado de feijão verde com chouriço da quinta dos Tios T. e V.

Fiz um refogado (sempre com azeite) com azeite, cebola 2 dentes de alho, acrescentei o chouriço e deixei alourar, depois coloquei as cenouras e o feijão verde (da Quinta dos Tios). Acrescentei uma folha de louro, sal pouco (pois o chouriço já tem tempero) e 2 piri-piris.

Fechei a panela de pressão e quando ferveu deixei 20 m.

Foi tempo de experimentar um pão feito no forno (e não na máquina de fazer pão).

Acompanhei com o vinho branco caseiro do vizinho dos meus tios.

Ainda acrescentei um ovo escalfado a cada prato.
Sobremesa foi um gelado de baunilha, bem baratinho do "Jumbo" - caixas de 1 litro e é óptimo. Podemos acrescentar fruta ou algum molho especial.
O café é sempre moído (por vezes acrescento sabores baunilha, canela, cacau, etc.) na altura (está sempre guardado no frigorífico) e o meu café é sem dúvida excelente.
Ainda não aderi , nem penso aderir a estas "famosas" máquinas de cápsulas. Acho-as pouco ecológicas e pouco económicas.
Ora vejamos 1k de café, em grão (moído não se sabe o que lá vem - sempre em grão, até porque o cheiro deste é tão agradável) custa €3,50 (café de linhas brancas à venda em todas as superfícies comercias - se comprar-mos vários diferentes podemos fazer várias misturas exclusivas) dá para cerca de 100 cafés. Ainda lhe podemos adicionar as nossas preferências com sabores.
Sigam dicas ecológicas e económicas.
Com os miúdos de férias briquem, pintem e façam desde já presentes para os avós, tios e amigos - os miúdos adoram e o tempo em casa é bem passado.
Até já

Sem comentários:

Enviar um comentário