sábado, 17 de julho de 2010

Tabulet de legumes


Hoje é sábado e há vento é um bom dia para velejar e como me apetece!
O To. adora, por ele passava a vida no mar, acho que futuramente aliada à sua profissão irá fazê-lo. De momento esse é seu sonho. Mas como já mudou tantas vezes de profissões que quer vir a ter... agora a escolha da aréa é as ciências e tecnologias, mas parece que será esta a via futura, execelente aluno, quadro de valor e execelência, quem sabe será médico ou engenheiro, essa parte ainda não decidiu. Tem tempo. Mas quanto à Vela é garantido que quer continuar independentemente do que fará futuramente.
Por vezes fazemos refeições no mar. E nada mais simples que umas refeições ligeiras e práticas.
Uma salada. Podemos fazer com massa vulgar e acrescentar vários legumes, fiambre, atum ou o resto de alguma refeição de carne ou peixe.
Há uma que faço muitas vezes, tanto para festas, como acompanhamento, para pic-nic (eles adoram, fizémos um em Penedo Furado, foi magnífico) e para o barco (a mammy adorou a surpresa e saboreamos com uma taça de champagne com uma cereja no fundo da flute (de plástico), fresquínha "on board").

O Tabulet
500gr de couscous
laranjas 4
limões 2
milho - pode ser de lata 1
cogumelos se for de lata 2 pequenas/frescos 100gr
tomates 4
cebola 1
alho 4 dentes
piri-piri 2
sal e pimenta
azeite
azeitonas pretas sem caroço - uma mão cheia
coentros um pouco
hortelã bastante
Se não for para acompamento de uma refeição, acrescento fiambre, queijo ou atum e temos um prato com tudo.

Coloco os couscous numa tigela grande, raspo a casca de duas laranjas e um limão, espremo o sumo de todos (4 laranjas e 2 limões), acrescento azeite, sal e pimenta e o piri-piri (também podem ser malaguetas frescas). De seguida vou acrescentando os legumes, trituro a cebola e o alho, corto o tomate e adiciono aos couscous. Vou acrescentando o milho, os cogumelos e as azeitonas. Se quiser pôr o atum, fiambre ao queijo é a altura certa para os colocar.
Pico os coentros e a hortelã e adiciono. Misturo com ajuda de uma colher e deixo repousar no frigorífico uma 1 h.
É bom frio e é fácil de levar para um pic-nic ou barco. Nas festas faz um sucesso, pois apesar de ser desenjoativo é fresco e nesta época do ano sabe bem. Também acompanha bem as carnes assadas.
Pode adicionar frutos secos e um leque enorme de legumes (pimentos, rucula, feijão, grão, etc) até pode ser fruta (maça, banana, uvas, morangos, mirtilos, framboesa, etc), uma mistura equilibrada fica deliciosa.
Hoje ainda espero fazer uma bolachas com os miúdos.

Até já

2 comentários:

  1. Esta já tive o previlégio de provar...é fantástica!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Gi.
    Vai dando sugestões, tu fazes coisas óptimas. E tens exelentes ideias de como se usar uma série de materias, reciclando-os e dando-lhes novas funções úteis.
    Beijinhos

    ResponderEliminar