sexta-feira, 16 de julho de 2010

Legumes salteados


Como habitual o dia começa cedo para a criançada. Mas como já tomam o pequeno almoço sozinhos, hoje consegui dormir mais um bocado, até parece que estou de férias.
O To. já passeou a L. (cadela).
Que bom acordar, só me faltou o cheiro do meu pão a invadir a casa toda. (ontem esqueci-me de o pôr a fazer)
Já bebi o meu chá earl grey e comi uma torrada com manteiga. Já fiz uma máquina de roupa, arrumei coisas aqui e ali, tirei a roupa que estava estendida, lavei o chão do terraço e da cozinha.
Tomei o meu duche e vamos continuar.
Para o almoço, hoje será um churrasco de carne (uma peça de carne maravilhosa, tenra que o talhante me aconselhou), a acompanhar umas batatinhas parisienses fritas (noisettes) e uma salada de tomate com mozarela regada com azeite e temperada com oregãos, sal e pimenta.
Ontem não abri a melancia, razão pela qual será hoje a sobremesa.
Fiz um ice-tea com o resto do meu chá, bebida fresca que acompanhará a refeição dos miúdos. (chá com sumo de limão e um pouco da casca do próprio limão acrescentei açucar escuro e água fria), acrescentarei umas folhas de hortelã do meu terraço.
Vou fazer pão ficará para o lanche e jantar.
Com tanta variedade de frutos e legumes, apetece sumos, batidos, saladas e pratos de legumes salteados.
Ao lanche farei um batido para acompanhar o pão.
O jantar será legumes. Courgetes, alho françês, cogumelos, tomate. Numa frigideira ou wook, coloco azeite (sempre azeite) cebolas e alhos cortados, deixo alourar um pouco, adiciono o tomate e o alho francês cortado deixo refogar mais um pouco até o alho françês ganhar cor. Por fim ponho as courgetes e os cogumelos, tempero com sal, pimenta e 1 ou 2 piri-piri (gostamos de comida picante), tapo com uma tampa e aguardo até as corgetes ficarem tenras.
Por vezes sirvo assim mesmo com couscous, uma massa ou pão. Mas tem outras que apetece mais qualquer coisa e aí ponho mascarpone, mozarela ou simplesmente natas, acrescento algumas ervas aromáticas como coentros, majericão, ou o que tiver à mão.
A refeição é agradável e muito saborosa. E como no Verão não apetece tanto sopas, aqui está uma boa alternativa.
Se servir num prato de sopa, coloque primeiro o pão e depois com ajuda de uma concha sirvo. Enfeite com coentros ou outra erva qualquer.
Para a sobremesa ainda não me decidi se será gelado ou nectarinas. Logo se vê.

Sem comentários:

Enviar um comentário