quinta-feira, 15 de julho de 2010

Máquina de fazer pão


Começo por falar na minha máquina de fazer pão.
Um investimento garantido.
Comprei faz mais de 8 anos, este magnífico electrodoméstico. Uso-o com muita frequência.
Faço pão de mistura, pão branco, pão com cereais, passas, chouriço e tudo o que a imaginção permite.
Hoje uma amiga começou a usar a sua máquina já adquirida há algum tempo. Pediu-me umas breves explicações. Espero que tenha saído bem.
A máquina traz os manuais e algumas receitas, contudo os anos e as experiências, vão-nos ensinando alguns truques.
Por exemplo para um pão de 1 k, habitualmente diz para usar 680 gr de farinha, eu ponho 400gr de farinha para fazer pão (adquiri-se nos supermercados) e completo o restante com farinha de trigo ou integral, também por vezes ponho aveia ou farinha de milho.
No sal corto a quantidade, menos uma ou metade da quantidade. No açucar ponho o açucar amarelo e ponho o dobro. Há mais um truque que apreendi quando estive em UK, que é utilizar vitamica C (bread improver), utilizo as normais de efervescentes.
Por vezes faço um pão simples, tem outras que utilizo pepitas de chocolate, passas, amendoas, nozes, chouriço.
O mais agradável é programar o pão para o dia seguinte, pois estas máquinas permitem esta operação.
E o acordar com a casa a cheirar a pão acabadinho de fazer é no mínimo saboroso...

1 comentário:

  1. Posso comprovar que esta máquina aliada à inspiração da minha filha Ana é das melhores aquisições que se podem fazer.
    O pão é do melhor que já comi (e tenho comido em muitas partes do mundo)mas realmente é preciso ter mãozinha para a cozinha e o mérito deste pão é particularmente da minha filha Ana e do seu "savoir faire".

    ResponderEliminar